Embora não tenhamos uma solução cabal é preciso refletir sobre como ... "a indisciplina que ocorre no interior de nossas escolas interfere de forma significativa na qualidade e no aprendizado dos alunos " (VAGULA, RAMPAZZO e STEINLE, 2009, p.84) e procurar formas de reduzir o máximo possível a rebeldia das crianças em sala de aula.
Uma das formas de lidar com essa falta de limite dos alunos é fazê-los compreender a necessidade das regras para um bom convívio social e não se pode conseguir isso impondo regras pré construídas. Por este motivo procuramos criar combinados junto com eles e refletir sobre eles da seguinte forma...
Passo 1: Tudo começa no planejamento, ou seja, na forma como o professor vai pensar em conduzir a aula , para isso é preciso antes uma boa fundamentação teórica. Os escritos de Yves La Taille sobre o tema são meus preferidos.
VEJA ESSA ENTREVISTA COM YVES LA TAILLE NO NOVA ESCOLA
Passo 2- Abrir roda de conversa com seus alunos sobre regras de convivência.
Fale sobre as regras de casa, regras para usar brinquedos em parque etc
Perceba quantos compreendem o conceito e quantos ainda estão tentando contruí-lo.
Feche a roda explicando brevemente e ilustrando o motivo pelo qual as regras são importantes.
Passo 3: Peça que cada aluno crie uma lista com 10 regras que consideram importantes no espaço escolar.
Utilize arquivo abaixo.
Como criar regras de convivência que as crianças respeitem e sigam |
Passo 5: Com as listas sintetizadas escreva no quadro os combinados da turma e mais uma vez abra roda de conversa para que se reforce a necessidade de seguir as regras.
Passo 6: Construam juntos o cartaz com com as regras de convivência da turma e sempre que alguma situação de conflito surgir peça que os envolvidos leiam os combinados e retorne à aula.
RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis; STEINLE, Marlizete Cristina B.; VAGULA, Edilaine. Organização e didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 1 Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
0 Comentários
Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!