Conhecido docemente como "contos de nunca mais acabar" eles são excelentes para o desenvolvimento da linguagem oral nas crianças. Muitos professores utilizam também como forma de desenvolver nos alunos habilidades de leitura coletiva com coro falado e encenação.
A definição exata o lembra como ▬▬▬●►►Conto popular construído por palavras ou frases encadeadas, ações ou gestos, que se articulam em seriação ininterrupta.
Outra definição diz ▬▬▬●►►também chamado de lengalenga, que se caracteriza pelo encadeamento sucessivo de uma mesma sequência de falas ou de ações. A cada repetição, junta-se mais um elemento, resultando, ao final uma longa enumeração.
Na minha infância ouvi diversas vezes de minhas irmãs o Conto acumulativo O MACACO E O RABO . Tentei por diversas vezes lembrá-lo completamente, mas ficaram apenas fragmentos em minha memória até conseguir encontrá-lo em forma de texto e guardá-lo no meu baú de tesouros que é a GALERIA DO TEXTO INFANTIL, onde coleciono histórias que marcaram minha infância e pretendo que marquem a história ainda de muitos pequeninos.
Mas, voltemos ao texto acumulativo...
Uma das grandes vantagens de se utilizar este tipo de texto em sala de aula é que a criança terá a oportunidade de memorizá-lo e reproduzi-lo oralmente , o que desencadeará na competência de contar histórias colocando no texto (falado) suas características marcantes.
Faz algum tempo postei atividades sobre A CASA SONOLENTA que se trata também de um conto acumulativo super conhecido no meio escolar.
Neusa SORRENTI , fala sobre este conto no MÓDULO IV unidade 6 da COLEÇÃO PROINFANTIL
Percebeu como é interessante o trabalho com este tipo de texto?
Neusa SORRENTI , fala sobre este conto no MÓDULO IV unidade 6 da COLEÇÃO PROINFANTIL
No conto acumulativo A casa sonolenta, por exemplo, percebemos que a força da história é tamanha que narrador e ouvintes caminham juntos na trilha do enredo. Ficamos magicamente envolvidos com as personagens, mas sem perder o senso crítico, que é estimulado pelo enredo.O narrador deve estar consciente de que importante é a história. Ele apenas conta o que aconteceu, emprestando vivacidade à narrativa, cuidando de escolher bem o texto e recriando-o na linguagem oral.
Veja uma sugestão de aula da professora Lucia Fernanda da Silva PORTAL DO PROFESSOR MEC com o conto o MACACO E O RABO.
E uma sugestão do conto A VELHA A FIAR da professora Denise Leipziger .
Bom trabalho.
1 Comentários
Ôba!
ResponderExcluirComplemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!