OLÁ PESSOAL!
Hoje vou lhes dar um exemplo de como dar uma aula interessante sobre Substantivos Próprios e Comuns, que talvez já utilizado por alguns, esquecidos por outros e jamais visto por terceiros.
Sempre que me preparava pra dar essa aula saia catando tudo que era bugiganga pela casa, desde doces , frutas, tampas de garrafa até os brinquedos de meus filhos que sob protesto eram logo colocados dentro de uma grande sacola e partiam comigo à sala de aula para me auxiliar na instrução do dia.
Ao me ver chegar com uma sacola diferente meus alunos já ficavam entusiasmados e quando as coisas iam saindo uma a uma da sacola então era uma agonia só.
Primeiro eu tirava uma boneca e lhes mostrava perguntando:
- O que é isso?
Eles prontamente respondiam:
- É uma boneca pró.
- E como se escreve boneca? Quem poderia me ajudar escrevendo esse nome?
E sempre alguém vinha giz em punho pra escrever uma palavra.
Fosse carro, remédio, boneco, lápis ...
Mas onde entra o tema da aula afinal? Até o momento só vimos alunos indo ao quadro e escrevendo palavras que iam ou não sendo corrigidas.Calma caros colegas já chegaremos lá.
Acabado o festival de escrita de palavras, bate papo, alegria continuávamos a aula.
- Gente , essa boneca se chama Dalila.
Dalila era uma boneca negra e linda de minha filha Amanda que nessas andanças acabou desaparecendo pra nunca mais tadinha kkkk.
Prosseguindo... Eles me falavam sobre os nomes de suas bonecas e eu pedia para que alguém viesse escrever o nome de Dalila e das outras bonecas que eram citadas ao que prontamente alguém vinha e eu aproveitava pra perguntar caso o aluno acertasse o pq de iniciar com maiúscula o nome da boneca ou em caso de erro explicar que Dalila como eles era única e portanto merecia que seu nome também fosse grafado com letra maiúscula.
Escrevia assim o tema da aula e dava a definição fazendo depois com que eles repetissem comigo as frases:
Dalila é uma boneca.
Boneca é um substantivo comum. Por quê?
Toda boneca é uma boneca.
Mas Dalila é um nome próprio. Por quê?
Toda boneca é uma boneca, mas nem toda boneca é Dalila. E seguiamos o festival
Todo carro é um carro, mas nem todo carro é uma B M W
Todo remédio é remédio, mas nem todo remédio é Dipirona
Todo rio é um rio , mas nem todo rio é o Amazonas
Toda cidade é uma cidade,mas nem toda cidade é São Paulo.
A aula corria as mil maravilhas até um espertinho lembrar ...
Toda mulher é mulher né pró?
- É sim, mas nem toda mulher é Maria
- Mas tem muita Maria por ai. como pode ser única e ser nome próprio se tem um monte?
- Não há sequer um ser humano igual meu querido e se o nome for igual o sobrenome é diferente, se o sobrenome for igual o número de identidade é diferente e se não tiver identidade a impressão digital é diferente, única , portanto substantivo próprio.
E fazíamos nossas atividades, jogávamos o jogo da forca e comíamos as frutas que serviram de exemplo de substantivo comum .... Só festa e aprendizado garantido
Ahh essa ideia nasceu acredito que na mente de uma ex colega chamada Naiana que ao nos dar uma aula como nota de estágio me levou uma boneca escandalosamente linda e deu sua aula como ninguém. A ela todo o crédito pelo sucesso dos substantivos próprios e comuns em minhas aulas
7 Comentários
Oi!Como a nossa colega Zilda Mara, essa tbém é a minha primeira visita ao seu blog e eu estou amando ,principalmente essa ideia da aula sobre os substantivos. Agora não vejo a hora de voltar de férias para dar essa aula. Por favor continue postando ideias criativas de aulas como esta que com toda certeza vc estará contribuindo muito para a aprendizagem de muitas crianças de forma lúdica e prazeroza!Beijos e que Deus te abençoe sempre!! Caroline Machado- Jaguapitã-Paraná
ResponderExcluirOi!Como a nossa colega Zilda Mara, essa tbém é a minha primeira visita ao seu blog e eu estou amando ,principalmente essa ideia da aula sobre os substantivos. Agora não vejo a hora de voltar de férias para dar essa aula. Por favor continue postando ideias criativas de aulas como esta que com toda certeza vc estará contribuindo muito para a aprendizagem de muitas crianças de forma lúdica e prazeroza!Beijos e que Deus te abençoe sempre!! Caroline Machado- Jaguapitã-Paraná
ResponderExcluirQue fofas!
ResponderExcluirMuito obrigada pelos comentários.
Beijokinhas
Simplesmente adorei !!!!!
ResponderExcluiraulas assim são mais interessantes, proveitosas ...e eles amaaam !!!
Sempre funcionou , por cá... Eles se envolvem muito rsrs
ExcluirNão há uma só atividade que eu não goste. Sou fã do seu trabalho!!!
ResponderExcluirObrigada, Rafinha S2
ResponderExcluirComplemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!