Tomaremos com o ponto de partida a história do primeiro dia de aula de Ruby Bridges. A menina de 6 anos que lutou por seus direitos civis.Etapa 1: Apreciação da tela A Pequena Ruby Bridges (1964)do Artista Norman Rockwell.
Solicitar que as crianças observem os elementos da pintura, as pessoas que aparecem nela, etc...
Passar informações sobre a tela como:
Artista - Norman RockwellIndagar os alunos a cerca da imagem vista com perguntas do tipo:
Ano - 1964
Tipo - Óleo sobre tela
Dimensões - 91 centímetros × 150 cm (36 no × 58 dentro)
Vocês acham que esta é uma cena real ou que saiu da imaginação do artista?Deixe que os alunos falem sobre o assunto e conte-lhes a história da pequena Ruby ou coloque um vídeo com parte do documentário.
Qual mensagem vocês acham que o artista quis passar ao público?
Pode ainda pedir que turmas mais avançadas façam pesquisas sobre a tela e a história Ruby Bridges
Etapa 2: Leitura de relato da própria Ruby Bridges sobre seu primeiro dia de aula.
(Leitura silenciosa e individual com posterior leitura pelo professor)
Tradução livre do site RubyBridges.
Um juiz federal decretou que segunda-feira novembro 14, 1960 seria o dia as crianças negras em Nova Orleans irem para a escola com as crianças brancas. Havia seis de nós escolhido para integrar a rede pública de ensino da cidade. Dois decidiram permanecer em suas escolas antigas. Os outros três foram designados para McDonough. Eu estaria indo sozinha para William Frantz.Etapa 3:Mostrar aos alunos fotografia real do acontecimento e abra debate sobre segregação e racismo.
Na manhã de 14 de novembro policiais federais levaram minha mãe e eu para William Frantz. No carro, um dos homens explicou que quando chegamos na escola dois marechais andariam na frente de nós e dois atrás, por isso, estaríamos protegidas em ambos os lados.
Com certeza, as pessoas gritavam e sacudiam o punho quando saímos para fora do carro,(...)eu segurava a mão da minha mãe e seguimos os marechais no meio da multidão, para a escola.
Passamos esse dia inteiro sentadas na sala do diretor. Pela janela, vi pais brancos apontando para nós e gritando,retirando, em seguida, seus filhos da escola. No tumulto Eu nunca cheguei a minha sala de aula.
Os marechais levaram minha mãe e eu para a escola de novo no dia seguinte. Eu tentei não prestar atenção à multidão. Alguém tinha uma boneca preta em um caixão, e que me assustou mais do que as coisas desagradáveis pessoas gritavam para nós.
Uma mulher nos encontrou no interior do edifício. Ela sorriu para mim. "Bom dia, Ruby Nell", disse ela, assim como Mama, exceto com o que eu aprendi mais tarde foi um sotaque de Boston. "Bem-vindo, eu sou sua nova professora, Sra Henry." Ela parecia boa, mas eu não tinha certeza de como me sentia sobre ela. Eu nunca tinha sido ensinado por uma professora branca antes.
Sra Henry levou minha mãe e eu a sua sala de aula do segundo andar. Todas as mesas estavam vazias e ela me pediu para escolher um assento. Eu escolhi um na frente, e a senhora Henry começou a me ensinar as letras do alfabeto.
Ruby Bridges ( Março de 2.000)
Peça que cada um deles lembre seu primeiro dia de aula e a forma como foram recebidos e façam comparativos ente sua história e a história de Ruby
Etapa 4:Abra debate sobre racismo e suas implicações na vida de quem sofre e faça um paralelo entre a história de luta pelos direitos de Ruby e a luta dos negros por libertação no Brasil
Etapa 5: Fale com os alunos sobre o encontro recente de Ruby com o Presidente Obama e algumas frases do diálogo deles.
"Eu acho que é justo dizer que, se não fosse por vocês eu não poderia estar aqui e nós não estaríamos olhando para isso juntos- Obama
"A menina em que a pintura aos 6 anos de idade sabia absolutamente nada sobre o racismo, eu estava indo para a escola naquele dia".Ruby
Etapa 6: Cada aluno fará a leitura de sua produção e a fixará no mural da turma.
0 Comentários
Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!